APRESENTAÇÃO:
Este curso de aperfeiçoamento representa uma oportunidade única para construção do conhecimento no campo da Segurança do Paciente no mundo contemporâneo, sob um olhar multiprofissional, quando as contribuições oferecidas por diversas profissões podem somar experiências/saberes para construção de melhores profissionais, o que incrementa o nível de segurança do paciente em seus domínios específicos da área de saúde.


DESCRIÇÃO:
Este curso de aperfeiçoamento é distribuído em 12 unidades mensais e contempla exposições e discussões presenciais, como preconiza as Novas Práticas Educativas e prevê atividades remotas, também, o que permite maior racionalização do tempo dos participantes e a oportunidade de aprofundamento prévio e posterior às atividades no espaço de ensino-aprendizagem. Em consequência, mais comodidade na integralização da carga horária do curso.


RELEVÂNCIA:
No mundo contemporâneo o avanço tecnológico aplicado aos recursos para prevenção, diagnóstico e tratamento tem tornado este processo mais efetivo, porém mais complexo. Logo, a Segurança do Paciente ocupa destaque em todos os Serviços de Saúde, na medida em que previne erros e os efeitos adversos nas ações de Cuidar de Pessoas, conforme define a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2017).

BASE REGULATÓRIA:
Normalmente os cursos de especialização e aperfeiçoamento tem objetivo técnico-profissional específico sem abranger o campo total do saber em que se insere a especialidade. São cursos destinados ao treinamento nas partes de que se compõe um ramo profissional ou científico.

 
OBJETIVOS:
1. Produzir conhecimento que proporcione o fomento à segurança do paciente via a implementação de medidas que promovam intervenções mais seguras e que reduzam os riscos e os eventuais danos aos usuários dos serviços de saúde.
2. Apresentar novos saberes e práticas para os serviços de saúde, a partir dos olhares multiprofissionais, focados na segurança do paciente.
3. Integrar profissionais das diversas profissões de saúde para a construção do conhecimento que incrementa o nível de segurança em suas práticas nos serviços de saúde.

PÚBLICO-ALVO:
Profissionais de saúde motivados pelos temas relacionados com o incremento do nível de segurança dos pacientes nos serviços de saúde (Enfermeiras, Farmacêuticos, Médicos, Nutricionistas, Biomédicos, Odontólogos, Fisioterapeutas E Terapeutas Ocupacionais).

BENEFÍCIOS OFERECIDOS:
O IBDH, a título de promoção do desenvolvimento dos profissionais de saúde oferece sua contribuição na formação do valor do investimento final, o que torna este curso mais acessível aos profissionais interessados neste curso.


VAGAS:
50
 
LOCAL DO EVENTO:
SOTERO HOTEL (sala Maré): http://www.soterohotel.com.br/
Rua José Peroba, 97 – STIEP
Salvador – BA
(Ponto de Referência:  próximo a Unidade de Pós-graduação da Unifacs e defronte do Hotel São Salvador)